Asten Arquivamento



A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa lei entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades. A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.

A AVMB apresenta uma solução denominada ASTEN ARQUIVAMENTO, onde são oferecidos ferramentas e serviços. As ferramentas utilizadas são de uma empresa parceira Canadense chamada de Artefactual. Seus produtos são Archivematica e AtoM.

O Archivematica é um sistema de preservação digital de código aberto, projetado para acesso a materiais digitais com base em padrões e de longo prazo. Ele implementa estratégias que lidam com obsolescência e incompatibilidade de tecnologia para garantir que objetos digitais permaneçam autênticos, acessíveis e utilizáveis ​​no futuro.

O AtoM é um software de descrição arquivística inteiramente baseado na web, multilíngüe, que foi originalmente encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos para tornar mais fácil para as instituições de arquivo em todo o mundo colocar suas propriedades de arquivo online usando os padrões descritivos da ICA

 

Ciclo ASTEN Arch

 

Serviços Oferecidos

Serviços de Diagnóstico: Realizar modelos de diagnóstico Arquivísticos e de TI, buscando: avaliação de capacidade, planejamento de repositórios arquivísticos de acordo com a Resolução nº 43 do Conarq (RDC-Arq), requisitos de Gestão Documental (para SIGADs), preservação digital e planejamento do fluxo de trabalho de acesso, documentos de estratégia, casos de negócios, escopo de projeto, projetos-piloto.

Desenvolvimento de software: Análise de requisitos e documentação, arquitetura e design de aplicativos, codificação, QA, AtoM theming, implantação, documentação técnica e de usuário. Buscar atender necessidades específicas do órgão ou unidade, visando atender Requisitos Arquivísticos e a realidade brasileira e adequação à legislação e Classificação e Avaliação Arquivística, obedecendo as Portarias do Conarq sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade das Atividades Meio e Fim.

Serviços e desenvolvimento de software para Migração de dados: Apresentam-se duas Modalidades. 1) Migração de versões legadas do ICA-AtoM ou AtoM, instalando a última versão da Plataforma Arquivística de Descrição Difusão e Acesso e migrando os dados da plataforma anterior e adequando os devidos ajustes; 2) Importação e migração de qualquer outra base de dados, ainda acessível, seja Access, MicroIsis, WinIsis, DBase, SQL LIKES, etc., para o AtoM em sua última versão, inclusive com a adequação de Metadados que tenham sido utilizados não compatíveis com os Metadados atuais da Norma Internacional de Descrição Arquivística, a ISAD(G), no Brasil a NOBRADE, neste caso envolvendo o estudo de equivalência de metadados entre normas e campos obsoletos

Serviços de Hospedagem: Oferecimento do AtoM / ICA-AtoM em Nuvem, através da Tecnologia SaaS - Software como serviço: Compreendendo a hospedagem de serviços completos do AtoM, em sua última versão, incluindo hospedagem remota, backup de dados, suporte técnico, atualizações de software, atualizações de software Archivematica e AtoM. A cada nova versão que seja liberada pela Artefactual, a plataforma é atualizada, migrada e disponibilizada para o cliente de forma transparente.

Serviços de Recolhimento de Documentos Digitais ou Digitalização para o RDC-Arq (Arquivo Permanente Digital) via Pacotes OAIS SIP: Constitui-se de diagnóstico Arquivísticos, preparação dos Documentos, Elaboração do Termo de Recolhimento, tramitação para aprovação interna pela área Arquivística da contratante, preparação dos Pacotes OAIS SIP com os Objetos Digitais e os Metadados de Descrição Arquivística (26 elementos da ISAD(G) e consideração à NOBRADE do CONARQ), e posterior admissão ao Repositório Arquivísticos Digital Archivematica (RDC-Arq) gerando o Pacote OAIS AIP.

Serviços de Instalação: Instalação local dos softwares Archivematica e/ou AtoM seja em ambiente computacional físico ou virtualizado, assim como a instalação feita via remota conforme instruções da contratada de credenciais de acesso.

Suporte técnico: Suporte técnico on-line, patches de software e atualizações Archivematica  / AtoM.

Treinamento: Podendo ser on-line ou treinamento presencial para Archivematica e / ou AtoM